Os norte-americanos usam amiúde uma expressão que eu gosto bastante, que é “walk the extra mile” – o que em português equivalerá a “percorrer o quilómetro extra”. Basicamente, esta expressão refere-se a, numa dada situação, dar um pouco mais do que é esperado/do que é suposto para se atingir um objectivo.
Tenho para mim que todos os pais de crianças com alergias alimentares e mesmo os próprios, a partir de uma certa idade, vivem permanentemente neste registo. Desde cedo nos habituamos que, para atingir certos objectivos, temos, necessariamente, de percorrer o quilómetro extra, seja este no sentido figurado ou mesmo no sentido literal.
Durante duas semanas, o Pedro esteve a fazer praia com o colégio. Hoje, por ser o último dia, todas as crianças iam ter direito a um gelado (com leite).
Deixar o Pedro sem gelado não era para nós, pais Copinhos de Leite, uma opção. Foi, então, que colocámos em marcha a “OPERAÇÃO ÁRTICO”.
A meio da manhã, o pai Copinho de Leite saiu do trabalho no centro de Lisboa, rumou a casa nos arredores de Lisboa, acondicionou um gelado sem leite num saco térmico (ao estilo do transporte de órgãos para transplante) dirigiu-se a uma praia na linha de Cascais, onde já tinha encontro marcado com a educadora que recebeu o “produto” e voltou para o centro de Lisboa, não sem antes, poder apreciar o nosso filho, feliz da vida, a deliciar-se com o gelado, à semelhança de todas as outras crianças.
Número de quilómetros percorridos: 65.
Objectivo: cumprido com sucesso!
Lindo…como vos entendo!
E quando nos dizem “ahhh! Mas ele parece tão bem! Está tão bem!!”, pois é, porque há sempre alguém a fazer o “km” extra por eles! 🙂
Verdade, Susana! 😀