Anafilaxia

O que é uma reação anafilática?

A anafilaxia é uma reação que pode ocorrer em muitos dos indivíduos com alergia alimentar, podendo ser fatal se não for tratada convenientemente. Trata-se de uma manifestação muito grave, com múltiplos sinais e sintomas, onde se incluem os cardiovasculares.
As alergias que mais frequentemente se associam à anafilaxia são ao leite de vaca, ovo, peixe, amendoim e frutos de casca rija e marisco.

O que fazer em caso de ingestão acidental ou aparecimento dos sintomas?

É vital o reconhecimento dos sinais e sintomas associados à anafilaxia, bem como, a familiarização com o procedimento necessário em caso de ingestão acidental. Indivíduos com alergia alimentar devem encontrar-se devidamente identificados e fazer-se acompanhar de um kit de adrenalina, na dose de adulto ou de criança conforme indicado (dispositivo autoinjetor de adrenalina intramuscular – Anapen®) e medicação anti-histamínica.
Perante uma situação de ingestão acidental, deve ser imediatamente administrada a adrenalina através do autoinjetor, mantendo o dispositivo na zona de aplicação durante 10 segundos e massajando posteriormente a mesma zona. Os serviços de emergência devem ser chamados de imediato ao local de forma a garantir a assistência médica necessária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *