Alergia Alimentar

 O que é a alergia alimentar?

A alergia alimentar é uma reação de saúde adversa, que ocorre quando o sistema imunológico reconhece, erradamente, um alimento como uma entidade agressora ao organismo. A fração desse alimento, que é responsável pela reação alérgica, denomina-se alergénio. Pensa-se que, pelo menos 5 em cada 100 crianças, sofram de alergia alimentar, e que nos adultos a prevalência seja mais baixa, entre 3 a 4%.

Qual é a diferença entre uma alergia alimentar e uma intolerância alimentar?

Uma intolerância alimentar caracteriza-se por uma reação adversa, reprodutível, que ocorre após a exposição a um determinado alimento, mas que ao contrário da alergia alimentar não envolve o sistema imunológico. A intolerância à lactose é um exemplo desta condição, que se caracteriza pela incapacidade do organismo de digerir a lactose, um açúcar naturalmente presente no leite.

Fonte: Direcção-Geral de Saúde

2 thoughts on “Alergia Alimentar

  1. O meu filho tem 9 anos e é alérgico 100% à proteína do leite de vaca em especial à casaina. Somos de Pombal perto de Leiria. Para o mês que vem vai fazer uma consulta de provocação.
    Para encontrar coisas para ele comer é difícil. Segundo o que parece à alguma variedade em Inglaterra e Itália. Aqui é difícil vamos ao celeiro e à bioscolha. Vai aparecendo alguma coisa nos supermercados mas quase sempre diz que pode conter vestígios.
    Havia de mudar a lei… ou tem ou ñ tem.

    • Olá, Humberto! Obrigada pela sua partilha. De facto, ainda é difícil encontrar uma grande variedade de produtos aptos para os nossos filhos. Concordo consigo! A nossa vida seria bem mais fácil.
      Desejo que corra tudo pelo melhor na próxima consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *