Cachitos

Cachitos123Passei muitos Verões nas praias da zona de Aveiro.  A estas memórias estão associados os cachitos, um salgado recheado habitualmente com fiambre, que se pode encontrar facilmente em qualquer pastelaria/padaria daquela região. Crê-se que esta receita foi trazida pelos emigrantes portugueses na Venezuela que, entretanto, já regressaram às origens.

Quando comecei a pensar no que iria fazer para o pequeno Copinho de Leite comer a meio da manhã na praia (duas semanas inteirinhas pelo colégio), lembrei-me logo deste salgado! Uma breve pesquisa na Internet, devolveu a seguinte receita:

Ingredientes:

300 gr de farinha de trigo tipo 55
50 gr de manteiga
1 ovo
120 gr de bebida vegetal
20 gr de fermento de padeiro fresco (usei fermento seco)
1 colher de  chá de sal
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de açúcar

Preparação:
(Robot de Cozinha)

–  Colocar no copo, o leite, a manteiga, o açúcar, a colher de sopa de azeite e o fermento, programar 2m a 37º, vel 2;
– Juntar o ovo, a farinha e o sal, mexer 10s, na veloc 5, a seguir programar 2m, vel espiga. Deixar  levedar 30m;

– Fazer pequenas bolas e dar-lhe o formato de um triângulo com a base bem larga. Estender com o rolo, mantendo a forma triangular;

– Coloque o fiambre cortado aos quadradinhos a uma distância de 3cm da base e  a  2 cm das laterais. Voltar as laterais da base para o lado de dentro (para cima do recheio) e cobrir o recheio com a base do triângulo que ficou sem . Com as palmas da mão enrolar o cachito até chegar ao vértice do triângulo;

– Pincelar os cachitos com ovo e levar ao forno a 180º (cozem em cerca de 20 min.);

Nota: Optei por rechear com quadradinhos de salsicha e ficaram óptimos. Todos provámos e aprovámos!

 

 

 

4 thoughts on “Cachitos

  1. Boa tarde! Parecem deliciosos. Mas nunca nos aventuramos a dar fiambre e salsichas ao no “copinho”. Alguma marca sem vestígios que recomende?

    • Olá Sérgio! Há algumas salsichas da marca Izidoro sem leite e sem vestígios. Começámos pelas de soja e agora já damos de aves e de porco. Connosco tem corrido bem (cada caso é um caso). Creio que a mesma marca também tem alguns tipos de fiambre sem leite, mas nunca experimentámos. Julgo que o fiambre da perna extra do Pingo Doce também não tem leite.

  2. Olá,

    vejo que usou manteiga nesta receita. Eu apenas há dois dias foi confrontada com esta nova realidade da APLV. A minha afilhada é alérgica.
    Que manteiga usa que não tenha leite?
    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *