Requerimento de Bonificação por Alergia Alimentar

Não tenho a mínima paciência para tratar de burocracias e, na inevitabilidade de ter de o fazer, dou por mim a procrastinar até ao limite, mesmo que seja para meu benefício.

O pedido de uma bonificação à Segurança Social pela alergia alimentar do pequeno Copinho de Leite, cuja existência descobri há pouco tempo (a bonificação não a alergia!) é apenas um exemplo. No entanto, ontem baixou em mim um “espírito manga de alpaca” e tratei finalmente de tudo.

A legislação não é clara em relação à atribuição deste benefício, pelo que, há pessoas nas mesmas condições que recebem e outras não (ai Portugal, Portugal).

Tratei de tudo na Segurança Social Directa: comecei por submeter o pedido de abono de família (que à partida sei que não tenho direito) e, depois, quando cheguei à parte do “Envio dos Documentos de Prova”, submeti também o Requerimento de Bonificação (preenchido por mim e pela médica imunoalergologista).  O apoio mensal é de 59 euros, o equivalente a duas/três latas de leite, no universo Copinho de Leite.

Darei notícias acerca dos desenvolvimentos desta situação!

2 thoughts on “Requerimento de Bonificação por Alergia Alimentar

  1. Boa sorte. Se não estou em erro, essa bonificação é o chamado subsídio por deficiência. O meu filho além de APLP e alergia ao ovo tem fibrose quistica. Demoraram mais de seis meses para diferir o pedido. Na altura em que o solicitei ele apenas bebia leite tinha 2 meses dava para comprar 1 lata de leite e ajudava na segunda, gastava 35€ por lata que dava para 2,5 dias. Nem a gravidade da doença acelarou o processo. Este país é uma vergonha. Muitas vezes pensei como fariam as pessoas na mesma situação que não pudessem comprar o único leite que o filho tolerava. Enfim…

    • Olá Ana! É esse mesmo, ainda que a designação me faça alguma espécie. Meu deus, não se admite tamanha espera.
      Eu dou por mim a pensar isso também, apesar de tudo nós podemos comprar o leite, a medicação de emergência, etc. Há pessoas que não têm mesmo possibilidade. 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *