Clarificar conceitos

[Reconstituição]

Mãe Copinho de Leite: – O meu filho é alérgico à proteína do leite de vaca!

Interlocutor X: – Ah, sim? Tenho um amigo/vizinho/familiar que também é intolerante à lactose!

Este é um exemplo do diálogo que mais vezes tive ao longo destes últimos anos. As pessoas não sabem que alergia e intolerância são coisas distintas, como também o são a proteína do leite de vaca e a lactose. É perfeitamente normal! Eu também não sabia, antes do meu filho ser diagnosticado.

Mas, afinal, qual é a diferença entre uma alergia e uma intolerância alimentar?

A alergia alimentar é uma reacção de saúde adversa (potencialmente mortal), que ocorre quando o sistema imunológico reconhece, erradamente, um alimento como uma entidade agressora ao organismo.

Uma intolerância alimentar caracteriza-se por uma reacção, reprodutível no tempo, que ocorre após a exposição a um determinado alimento, mas que ao contrário da alergia alimentar não envolve o sistema imunológico. Neste último caso, as reacções não têm o mesmo potencial de gravidade da resposta alérgica.

Então e a lactose não é a mesma coisa que proteína do leite de vaca?

Não! A lactose é um açúcar naturalmente presente no leite. Muitas pessoas têm dificuldade em digeri-lo e, nestes casos, fala-se então de intolerância à lactose. Os produtos sem lactose têm proteína do leite de vaca, logo não podem ser consumidos por uma pessoa com esta alergia.

As proteínas do leite de vaca, como o próprio nome indica, são as proteínas que constituem o leite. É o caso da caseína, da alfa lactoalbumina e da beta lactoglobulina, entre outras. Ao contrário do que, frequentemente, se pensa, estas não se encontram apenas no leite e derivados, mas num sem número de alimentos (fiambre, salsichas, refeições ultracongeladas, a maioria do pão dos hipermercados), de cosméticos, de medicamentos, etc.

alergiaintolerância

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *